Brasileiros em Portugal: Veja dicas para conseguir emprego

Jovens imigrantes atuam principalmente na área de serviços

O número de brasileiros em Portugal supera a marca de 85 mil pessoas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) daquele país. Trata-se da maior comunidade de imigrantes na terrinha. Dá para entender: a proximidade com a cultura e o idioma facilita a vida de quem procura morar em uma nação europeia.

Para conseguir residência fixa, porém, é preciso correr atrás de um emprego. E as oportunidades do Velho Continente vão dos cargos mais braçais até os níveis de gerência. O que determina quais portas se abrirão é a competência de cada candidato. Confira a seguir o que você precisa para trabalhar em Portugal.

Emprego para brasileiros em Portugal

A maior parte dos imigrantes brasileiros em solo português é de jovens adultos. A média de idade gira em torno dos 30 anos. Muitos concluíram o Ensino Médio e atravessaram o Atlântico para ocupar vagas na área de serviços. Atendente, recepcionista, garçom e auxiliar de limpeza são algumas das ocupações.

Esses trabalhadores costumam receber o pagamento de um salário mínimo português. Em 2017, o valor foi fixado em 557 euros. Vale lembrar que também existem subsídios de Natal e de férias.

Quem busca remunerações mais altas precisa, pelo menos, de formação superior. Nesse caso, o ordenado chega a dobrar.

Porém, é preciso ter em mente que Portugal é um país muito menor que o Brasil. Logo, o mercado não é tão amplo. Fora que, devido à crise econômica que assolou a Europa recentemente, muitos postos de trabalho fecharam. Isso inclusive fez com que dezenas de milhares de imigrantes retornassem à terra natal.

Dicas para trabalhar em Portugal

Para atuar legalmente, os brasileiros em Portugal devem ter um visto de trabalho. Consegue-se esse documento, por exemplo, quando uma empresa de lá recruta o candidato estrangeiro – ou seja, quando a vaga já está garantida. O segredo para destacar-se frente à concorrência é a qualificação.

Domine outro idioma

O conhecimento da língua local ajuda, mas não é suficiente. Mesmo garçons precisam se comunicar em inglês ou espanhol, devido ao turismo e ao fluxo de cidadãos de outros países da União Europeia. Um pouco de experiência na área também conta a favor, já que o nível de exigência dos empregadores é alto.

Monte um currículo

Um currículo claro e objetivo é um item básico para qualquer pessoa em busca de uma colocação no mercado. As qualidades profissionais, os objetivos de carreira e a disponibilidade para a mudança de país devem aparecer em destaque.

A comunidade de brasileiros em Portugal é numerosa.

Pesquise os campos de atuação

Como em qualquer lugar do mundo, alguns setores são mais carentes de mão de obra que outros. Vagas para engenharia, tecnologia da informação e áreas da saúde sempre aparecem. A dica, então, é pesquisar quais companhias costumam contratar gente nova com mais frequência.

Busque em sites de emprego

O site do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) divulga informações sobre empresas à procura de colaboradores, bem como cursos para profissionais. Essa pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho português.

Além desse portal, outros endereços que valem a conferida são:

Net Empregos

Bolsa de Emprego Público

Career Jet

SAPO Emprego

Empregos Online

E você: faz parte dos brasileiros em Portugal e está à procura de um emprego? Ou pretende se mudar para lá e aumentar esse grupo? Conte-nos sua história nos comentários! E aproveite para dizer o que você achou das nossas dicas.

1 comentário

  • Milene:

    Hoje trabalho em uma multinacional americana,porém pretendo morar e trabalhar em Portugal.
    Para isso preciso de ajudar para entrar no mercado de trabalho de Portugal.
    Desde já agardeço.

    Responder

Comente