Vagas de emprego em Angola: dicas de como encontrar

Descubra as principais profissões e como encontrar as vagas.

A República da Angola é um país africano com fortíssima cultura portuguesa que, após muitos anos em guerra, atualmente está pacificado. Lá moram mais de 30 mil brasileiros legalmente que aproveitam a semelhança do idioma para construir suas vidas em outro continente. A maioria dos imigrantes chega através das vagas de emprego em Angola.

A Angola foi colônia portuguesa até 1975, por isso o idioma principal é o português, mas além dele existem outros 42 idiomas regionais. Sua capital, Luanda, é a cidade favorita de imigrantes, pois oferece qualidade de vida e muitas opções de trabalho e lazer. O país possui praias lindíssimas e hoje vive uma economia emergente, sendo um dos melhores países para investir em petróleo e construção civil.

Veja também: Dicas para conseguir emprego em Portugal

Como trabalhar em Angola?

A construção civil é a área que mais tem atraído estrangeiros que buscam vagas de emprego em Angola. As profissões de arquitetura e engenharia têm aberto muitas vagas, mas o país também oferece muitas opções no setor primário como as indústrias de cereais, tabaco, carnes e algodão, além da refinação de petróleo.

Luanda concentra a maior parte das oportunidades de emprego em Angola, pois é a região do país mais desenvolvida e que recebeu maiores investimentos em construções e infraestruturas rodoviárias e ferroviárias.

Como encontrar vagas de emprego em Angola?

A principal forma de encontrar vagas de emprego no país é através dos sites de anúncios de trabalho. Abaixo listamos os principais deles:

Vistos para morar legalmente na Angola

Estrangeiros possuem diversas opções de visto de entrada no país, sendo cada um indicado para cada situação. Os principais deles são:

  • Visto de trabalho (VW)

Permite que o estrangeiro exerça exclusivamente a atividade profissional na empresa que motivou a concessão do visto. A validade do visto é a mesma do contrato de trabalho. Ela não pode exceder 36 meses. Cabe a empresa solicitar a renovação do visto a cada ano.

O visto de trabalho não permite que o estrangeiro fixe residência no país, sendo válido para múltiplas entradas. O site da Embaixada da República de Angola no Brasil expõe todos os documentos necessários para a concessão do visto de trabalho.

  • Visto de estudo (VE)

Destina-se ao estrangeiro que deseja frequentar programa de estudos em escolas públicas ou privadas, ou em centros de formação profissional em território angolano visando à graduação acadêmica ou profissional. Esse visto permite a contratação em vagas de estágio.

O visto de estudo tem a validade de 1 ano, podendo ser renovado por mais 1 ano, e permite múltiplas entradas e a permanência no país por esse período. Os documentos necessários para a concessão do visto de estudo estão relacionados no site da Embaixada da República de Angola no Brasil.

  • Visto para Fixação de Residência (VFR)

Esse visto é concedido pelas missões diplomáticas angolanas ao estrangeiro que deseja residir em Angola. Esse visto é temporário, com validade de 120 dias. Prorrogável por igual período, até a decisão final da requisição de residência permanente. Os documentos para concessão desse visto estão dispostos no site da Embaixada da República de Angola.

  • Visto Ordinário (VO)

Permite a entrada de estrangeiro na Angola por razões familiares, prospecção de negócios, participação de atividades acadêmicas ou conferências. Não permite a fixação de residência ou o exercício de qualquer atividade profissional remunerada.

A validade do visto ordinário é para até duas entradas e permite a permanência no país por até 30 dias, podendo ser prorrogável até duas vezes, por igual período. A documentação necessária para requere o visto ordinário pode ser encontrada no site da Embaixada.

Comente