Oportunidades de emprego em Cabo Verde (para brasileiros)

Saiba se vale a pena e conheça as principais informações sobre esse país.

Considerada uma das economias mais estáveis do continente africano, as oportunidades de emprego em Cabo Verde encontram-se aquecidas a cada ano que passa. Entretanto, esse país paradisíaco ainda sofre com altas taxas de criminalidade. Mas uma moeda é feita de dois lados, há outros pontos positivos que podem fazer você pensar um pouco mais sobre esse país, um deles é o idioma, já que assim como no Brasil a língua predominante é o português.

Esclareça todas as dúvidas sobre como conseguir emprego em Cabo Verde.

A língua oficial de Cabo Verde é o português. (Foto: Divulgação)

A República do Cabo Verde é um arquipélago constituído por dez ilhas no continente africano. Descoberta por Diogo Gomes em 1460, esse país foi colônia de Portugal até 1975, e por esse motivo hoje o seu idioma oficial é o português. Fora isso, há outras similaridades entre o Brasil e esse arquipélago, como o comportamento caloroso dos cabo-verdianos, futebol e as novelas.

Como conseguir emprego em Cabo Verde?

O mercado de trabalho de Cabo Verde sofre com falta de profissionais, seja em nível superior ou médio.  Dessa forma, as oportunidades para estrangeiros acabam sendo promissoras. Isso se deve também a um plano de governo, que pretende atrair mais empresas para que a economia do país seja potencializada.

Entre as áreas com maiores oportunidades para brasileiros, a de administração pública e turismo se destacam.  E se você tem o interesse em morar nesse país banhado por lindas praias, é importante se atentar para os principais sites de busca de emprego que são:

Salários

O salário mínimo em Cabo Verde é de 110 euros. No entanto, algumas profissões com formação como contabilista ou licenciatura, a remuneração varia entre 450 a 1250 euros, já um diretor geral pode ganhar até 2200 euros.

Custo de vida

Fora o mercado de trabalho, há outros pontos que precisamos nos atentar, antes de deixarmos o nosso país e aventurarmos em terras estrangeiras, e esse ponto é o custo de vida.

Em Cabo Verde, por exemplo, a variação dos preços segue a mesma linha que nos outros lugares do mundo, ou seja, tudo irá depender da região que você venha a residir.

Na Cidade da Praia, capital do país, você poderá gastar 27 euros para jantar fora, 1,50 euros por uma garrafa de água, 9 euros por um cartão telefônico, 40 euros no aluguel de um carro e 22 euros mensais com ônibus.  Agora, serviços como internet, por exemplo, é estimado um gasto de 43 euros. Para as contas de água, luz e saneamento o valor é de 86 euros.

Tá ok, mas e moradia? Quanto se gasta?

Cabo Verde tem cenários paradisíacos. (Foto: Divulgação)

O aluguel de um apartamento em Cabo Verde gira em torno de 350 euros, se mobiliado, esse valor sobre para 800 euros.

Língua

Por ser um país colonizado por portugueses, o português é o idioma oficial de Cabo Verde, tornando mais fácil a adaptação de brasileiros nesse país. Não podemos esquecer, também, que o crioulo é a língua materna de cabo verde, porém só é usada em algumas regiões. Nas escolas, além da língua portuguesa, os alunos aprendem também o francês e o inglês.

Visto

Para trabalhar em Cabo Verde, o brasileiro deverá ter um contrato de trabalho autorizado pelo governo.  Além disso, será necessário um visto de permanência que pode ser emitido pela embaixada ou consulado local.

E aí, acha que vale a pena se arriscar em um emprego em Cabo Verde?

O que você achou desse país?  Deixe a sua opinião nos comentários e fique de olho no nosso portal!

Comente