Custo de vida nos EUA: quanto custa viver nesse país?

Conheça os valores das principais despesas a serem inseridas no seu orçamento de custo de vida nos Estados Unidos

Quantas pessoas no seu círculo de amizade já sonharam ou até realmente foram morar nos Estados Unidos? Você mesmo já deve ter pensado algum dia em viver o sonho americano tão conhecido por nós brasileiros. Mas a realidade não é tão bela como contam os filmes americanos e o custo de vida nos EUA é uma das primeiras dificuldades apresentadas para quem decide se mudar.

Calcule as principais despesas para chegar ao custo de vida nos EUA.

Vários fatores precisam ser levados em conta para calcular o custo de vida. (Foto: Divulgação)

Veja também: Tipos de visto americano

Fatores que influenciam no custo de vida nos EUA

Custos com aluguel

Dependendo das razões da sua viagem esse pode ser um custo dispensável, por exemplo, se você for estudar em alguma universidade e consiga morar em residência estudantil ou tenha algum parente por lá. Mas se esse não é o seu caso saiba que os custos com aluguel são consideravelmente altos nas principais cidades do país.

Obviamente as maiores cidades cobram um valor mais alto do que cidades do interior. Você pode esperar valores entre $1000, e $2000 dólares para apartamento de até dois quartos.

Consumo residencial de água, luz e gás

As contas de consumo básicas para qualquer moradia também precisam entrar no seu orçamento sobre o custo de vida nos Estados Unidos. Normalmente os gastos com as contas de água, energia elétrica e gás podem variar entre 165 e 315 dólares. Essa variação ocorre principalmente nos meses de inverno quando o consumo de gás aumenta bastante devido a utilização das lareiras.

Serviços de televisão, celular e internet

Muitas residências nos Estados Unidos ainda não possuem os serviços de TV e internet incluídos em seus custos e por isso você precisará contratar os serviços separadamente. Mas assim como no Brasil, as prestadoras de serviços oferecem combos com todos esses serviços. O valor médio de um combo que inclua celular, televisão e internet custa cerca de 90 dólares por mês.

Alimentação e farmácia

Esse é um dos principais pontos (financeiros) que fazem compensar o custo de vida nos EUA, isso porque comprar produtos em supermercados, farmácias e até utilidades é bem barato no país e é perfeitamente possível adaptar os valores disponíveis aos seus hábitos alimentares e necessidades. Para somar ao seu orçamento você pode considerar um gasto mensal de 200 dólares.

Lavanderia

Pode parecer estranho considerar esse gasto no seu orçamento de custo de vida nos Estados Unidos, mas a maioria dos apartamentos no país, especialmente em grandes cidades, não tem área de serviço com tanque e máquina de lavar. Isso torna necessária a utilização dos serviços de lavanderia para manter suas roupas limpas. Mas esse custo é relativamente barato, sendo possível lavar uma grande quantidade de roupa por 10 dólares apenas. O valor mensal deverá ser calculado com base no número de vezes que você irá lavar roupas.

Transporte

O serviço de transporte nos Estados Unidos é bastante eficiente, seja ele público ou privado. Mas os valores variam muito dependendo da cidade em que você irá morar. Em geral você pode considerar um gasto mensal de 50 dólares com transporte, mas o ideal é pesquisar os valores corretos na cidade escolhida.

Viver o sonho americano pode ser bastante caro e por isso exige muito planejamento financeiro e preparo antes mesmo de sair do Brasil. Avalie corretamente o custo de vida nos EUA e planeje sua viagem com muito cuidado para não ter surpresas chegando lá.

Comente