Green card americano: veja quais são os tipos e quanto custa

O visto de permanência nos Estados Unidos é um documento bastante cobiçado

Como conseguir o green card americano? Essa é uma pergunta que quem deseja morar nos Estados Unidos faz constantemente. O documento é um visto permanente de imigração concedido pelas autoridades norte-americanas. Ele dá ao seu detentor praticamente todos os mesmos direitos de um cidadão estadunidense, sem as limitações de um visto de estudo ou trabalho, por exemplo.

Muitos brasileiros correm atrás do green card americano.

Nova York é a maior cidade dos EUA. (Foto: Divulgação)

Existem basicamente quatro formas legais de como conseguir o green card americano: casar-se com um cidadão norte-americano; ter parentes próximos com cidadania estadunidense; ter o auxílio de um empregador; ou investindo nos Estados Unidos. Nesse último caso, é preciso investir, no mínimo, US$ 500 mil no país.

Veja também: Custo de vida nos Estados Unidos

Como conseguir o Green card por meio de uma loteria

Pouca gente sabe, mas ainda há uma outra maneira de como conseguir o green card: por meio de uma espécie de loteria anual que concede vistos estadunidenses para pessoas de diversas nacionalidades. É o chamado Programa Anual de Visto de Diversidade.

Essa “loteria” sorteia entre 50 mil e 55 mil vistos anualmente entre pessoas de países tidos como de baixa representação nos Estados Unidos. Para participar, é necessário ter o 2º grau completo ou ter trabalhado pelo menos dois anos, nos últimos cinco anos.

O Brasil não está mais na lista de países participantes do sorteio por ter excedido o número de imigrantes nos últimos anos.

Passos para conseguir o green card americano

Como o Brasil não está mais na lista dos países que participam do Programa Anual de Visto de Diversidade e ter 500 mil dólares para investir nos EUA não é para todo mundo, obter o visto fica mais complicado.

Se você se enquadra em uma das outras três situações que permitem a concessão ao visto permanente, o primeiro passo é buscar o consulado americano para dar entrada no pedido.

É importante que você já chegue no consulado com a documentação necessária e formulário correspondente ao tipo de requerimento preenchido. É possível acessar o documento no site da embaixada norte-americana. Confira abaixo os links:

Documentação, entrevista e custo do green card

Após o preenchimento dos documentos e envio ao Serviço de Imigração (USCIS), por intermédio do consulado, o próximo passo é aguardar a análise do pedido. Caso a documentação seja aprovada, o USCIS envia ao requerente uma solicitação oficial de aprovação da National Visa Center, com o número do seu visto.

Em seguida, o requerente precisa passar ainda por uma entrevista, fundamental para a liberação do processo de pedido do green card. Essa etapa é feita para avaliar as intenções, veracidade de informações, histórico familiar, profissional e até sobre aplicações financeiras do pleiteante.

O avaliador decidirá nessa etapa se o candidato ao visto está apto ou não ao recebimento do green card. Caso tudo dê certo, o documento é entregue na própria casa do imigrante.

Em relação ao custo de como conseguir o green card, o investimento é relativamente baixo. As despesas são, basicamente, com cópias e impressão dos documentos e de reconhecimento de firma da papelada.

Comente