Como arrumar emprego no Uruguai? Dicas para conseguir uma vaga

País oferece oportunidades para brasileiros em call centers

Tem muito brasileiro pensando em fugir da violência e da confusão nas grandes cidades. E nem é preciso ir muito longe. Conseguir um emprego no Uruguai pode ser o caminho para recomeçar a vida num país tranquilo e acolhedor.

Só que esse sonho de uma rotina pacata pode esbarrar em questões mais práticas. Arrumar um trabalho que pague as contas e ainda renda uma gordurinha no fim do mês é complicado, especialmente para estrangeiros. Portanto, se você está pensando em fazer as malas rumo ao vizinho do sul, é bom prestar atenção a estas dicas.

Veja também: Morar e trabalhar no Chile

Em busca do emprego no Uruguai

O Uruguai ocupa um território pequeno. São cerca de 3,44 milhões de habitantes, sendo que metade deles está situada na capital, Montevidéu. Com uma população tão enxuta, a indústria e mesmo o setor de bens e serviços não são muito desenvolvidos.

Isso significa que há poucas oportunidades de emprego, simplesmente porque o mercado não exige tanta mão de obra. Num cenário assim, já dá para imaginar que imigrantes saem em desvantagem.

Muitos dos brasileiros que se mudam para lá acabam ingressando em algum call center com atendimento em português. As vagas abertas por empresas do tipo costumam ter alta rotatividade, por isso esse sempre é um jeito de começar a carreira em solo uruguaio.

O problema é que o salário líquido não chega a ser muito alto. Aliás, é difícil encontrar uma ocupação que pague mais de 20 mil pesos por mês. Para se sustentar com essa remuneração, a pessoa precisa dividir moradia e controlar os demais gastos.

Como conseguir emprego no Uruguai

Arrumar emprego no Uruguai não é tarefa fácil.

Apesar dos obstáculos, o tão sonhado emprego no Uruguai não é impossível. Basta que o candidato se prepare adequadamente. Confira dicas:

Faça aulas de espanhol

A primeira dica é reforçar as aulas de espanhol. Não adianta enrolar a língua num portunhol e acreditar que isso será o bastante para se comunicar com colegas e clientes. O conhecimento avançado do idioma é um requisito básico para quem queira alcançar uma posição mais confortável no mercado de trabalho.

Prepare um currículo em espanhol

Outra sugestão é formatar um currículo em espanhol para enviar aos possíveis contratantes. De novo, não dá para tapear: uma tradução automática feita via internet dificilmente renderá um texto de qualidade. Faça você mesmo o serviço ou contrate um profissional juramentado.

Aposte nos sites de emprego do Uruguai

Existem diversos sites que podem ajudar na busca por trabalho. Alguns deles são Computrabajo, Busco Jobs, Gallito Luis, Jobomas e Trabajando.

Revalide o diploma

Se você já passou por uma graduação, revalidar o diploma também é um passo importante. Por mais renomada que seja a faculdade onde o estrangeiro estudou, o documento não costuma ser considerado em outro país. É necessário enfrentar um processo burocrático e meio demorado.

No entanto, a revalida existe para atestar que o trabalhador está apto a exercer sua função. Especialmente nas áreas de Saúde e Educação, esse é um item indispensável. Já profissionais de TI podem conquistar um emprego do Uruguai mesmo sem diploma, desde que tenham a qualificação exigida.

Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário e conte-nos como você está se preparando para mudar de vida!

Comente