Conheça os principais pontos turísticos do Uruguai

Veja diferentes lugares para conhecer quando estiver no país

Conhecer os pontos turísticos do Uruguai não é algo que apenas quem está viajando a turismo pode fazer. Qualquer pessoa que se muda para o país pode e deve aproveitar o tempo livre durante a estadia por lá para conhecer os lugares mais interessantes do Uruguai.

Trabalhar no país é uma opção para muitos brasileiros que desejam ter uma experiência profissional no exterior, principalmente para aqueles que não querem ir tão longe do Brasil, já que o país faz fronteira com o estado do Rio Grande do Sul e possibilita a ida até mesmo de carro (o que ajuda na hora da mudança).

O Uruguai também é uma ótima alternativa para as pessoas que preferem ter uma experiência em um país de língua espanhola em vez do inglês.

Com 3,3 milhões de habitantes, o Uruguai é um país bem pequeno, mas extremamente charmoso e muito bem cuidado em todas as suas áreas, tendo entre suas principais características as cidades arborizadas, as praias limpas e um clima muito agradável que apresenta verões quentes, com temperaturas entre 23 e 38 graus, e invernos frios, porém de temperaturas que não chegam a ser tão baixas como em países europeus, por exemplo, e que ficam, geralmente, entre 15 graus e chegando a ficar abaixo de zero nas madrugadas mais geladas.

Os uruguaios são receptivos e muito solícitos, o que também colabora para que a adaptação ao país ocorra de forma tranquila. Já economicamente, o Uruguai tem um alto nível educacional e é visto como um país que serve de modelo econômico para outros, principalmente na América Latina.

Sua capital é Montevidéu, cidade que é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, seguido de Punta del Este.

Os principais pontos turísticos do Uruguai

Entre estâncias termais, rotas de vinho praias tranquilas e muitos monumentos históricos, o Uruguai reserva diversos destinos incríveis para quem deseja conhecê-lo. Confira a nossa lista com os principais pontos do Uruguai e escolha o prepare o seu cronograma de viagem.

Plaza Independencia (Montevidéu)

Plaza Independencia, um dos principais pontos turísticos do Uruguai .

Um dos lugares mais visitados da capital Montevidéu é a Plaza Independencia ou Praça da Independência, em português. O espaço foi projetado em 1837, e reúne as maiores edificações históricas do país, como o Palácio Estévez a Torre Executiva, atual sede do Poder Executivo.

É também na Plaza Independencia que se encontra um dos principais cartões postais do país, a estátua central de José Artigas, que traz ainda o mausoléu do político e militar uruguaio.

Por fim, a praça ainda está nos arredores do Palácio Salvo, construção projetada em 1928, é considerada um dos maiores prédios da América do Sul.

Palácio Legislativo (Montevidéu)

Também em Montevidéu, o Palácio Legislativo é sede da Câmara dos Deputados e do Senado do país, mas é a sua arquitetura de 1925 que chama atenção e faz do espaço um verdadeiro monumento histórico.

A história do palácio também chama atenção por ser bem interessante: ele levou 17 anos para ficar pronto, e todos os detalhes desse tempo em construção são contados aos turistas durante as visitas guiadas oferecidas. Assim, pode ser mais legal contratar esse serviço guiado do que acabar fazendo o passeio sozinho.

Colônia de Sacramento (Colônia de Sacramento)

A Colônia de Sacramento é cidade com parada obrigatória para qualquer pessoa que viaja ao Uruguai. Há apenas duas horas da capital, além de charmosa por sua beleza natural, a cidade é conhecida pela arquitetura colonial, que dá  sensação de uma viagem no tempo.

Entre os lugares mais interessantes e que merecem a visita, o Farol del Colonia del Sacramento é o mais procurado. O farol foi construído em 1857, em cima das ruínas do convento de São Francisco. Ele tem 118 degraus, o que garante uma vista incrível de toda a cidade (e ótimas fotos para recordar a viagem depois).

Cabo Polônio (Rocha)

Cabo Polonio, Uruguay

Localizado no departamento de Rocha, o Cabo Polônio é mais um dos principais pontos turísticos do Uruguai. O lugar é uma pequena vila de pescadores, tão rústica que não possui nem energia elétrica.

O ar extremamente bucólico do vilarejo é perfeito para quem deseja passar um tempo tranquilo e sem luxo, aproveitando essa parte mais isolado do litoral do país

Cabo Polônio também reserva boas surpresas para os amantes da natureza, já que é possível ver grupos de lobo marinhos que se reúnem para tomar um pouco de sol durante as tardes nas pedras da praia.

Laguna de Rocha (Rocha)

Por falar em natureza, outro lugar em Rocha que deve entrar no cronograma de visitas é a Laguna de Rocha. O lugar conta com mais de 200 espécies diferentes de aves, além de uma vista incrível.

Vale ressaltar que as espécies vivem protegidas em Laguna de Rocha, por isso é preciso seguir algumas “regras” para deixar o ambiente intocável. Assim, uma das melhores formas de aproveitar o lugar é através das atividades ambientais dentro da área protegida, com vistas guiadas, safáris ou caminhadas ao redor da lagoa.

Casapueblo (Punta del Leste)

Punta del Leste é um dos principais pontos turísticos do Uruguai, além de ser um dos destinos preferidos dos brasileiros que desejam trabalhar com turismo. Casapueblo é uma construção específica que junta o Museu Taller de Casapueblo, uma galeria de artes, um hotel e um restaurante.

Inaugurado em 1960, o espaço foi projetado pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, e é todo feito de madeira, cimento, cal e telas de galinheiro. A pintura branca lembra paisagens europeias, como na Grécia.

Além de suas atrações interiores, um dos pontos altos de Casapueblo é o pôr do sol belíssimo.

Playa Bikini (Punta del Leste)

Já que Punta del Leste é dos destinos mais procurados, vale a pena conferir mais de um lugar na cidade. A Playa Bikini é uma das mais visitadas, justamente por possuir uma enseada tranquila e que pode ser bem aproveitada.

Quem procura locais badalados também vai gostar de Playa Bikini, já que no verão o lugar é o destino favorito dos jovens, principalmente pelos eventos de música ao vivo.

Punta del Diablo (Punta del Diablo)

Punta del Diablo é um dos principais pontos turísticos do Uruguai e fica localizado bem próximo do Brasil, sendo uma das primeiras praias para quem sai do Brasil rumo ao Uruguai por Chuí, no Rio Grande do Sul.

O povoado de pescadores tem visual rústico, com hotéis construídos em madeira e mar com ondas perfeitas para surfistas. A Praia dos Pescadores fica no centro de Punta del Diablo e fica cheia de barcos de pesca, além de monumentos que são visitados por turistas e locais.

O forte de Santa Teresa, construído no século XVIII, também é mais uma das atrações desse lugar. Para quem deseja explorar mais um pouco, a Laguna Negra é uma linda lagoa natural conhecida pelas diversas espécies selvagens existentes nos pântanos, na floresta e na praia das proximidades. Nela é possível alugar um barco para navegar e aproveitar ainda mais a natureza.

Atlántida (Canelones)

Atlántida é uma cidade-praia da Costa de Oro de Canelones bem famosa por sua beleza. Uma das maiores vantagens de Atlántida é exatamente a infraestrutura oferecida pela cidade, enquanto uma de suas principais atrações é o chamado El Águila, uma construção de pedra em formato de águia que se eleva sobre as dunas em uma das praias do balneário. Imperdível!

Termas del Dayman (Salto)

Salto também é uma cidade que apresenta uma ótima infraestrutura para turistas e é famosa por possuir águas termais. Há diversas opções de termas, mas o del Dayman é o mais procurado.

O interessante da cidade e seus termas é que, apesar de ser bem turística, seu custo não é alto. Pelo contrário, Salto também é famosa pelos preços em conta em hospedagens, alimentação e lazer. Um destino que realmente vale a pena ser visitado no Uruguai, mesmo com orçamentos mais enxutos para a viagem.

Ramblas (Rio da Prata)

O Rio da Prata (ou Rio de la Plata, em espanhol) divide a Argentina e o Uruguai, e faz sucesso entre os turistas até mesmo nos dias mais nublados. As Ramblas são os calçadões que percorrem o rio e servem como lugar de caminhada.

Em alguns lugares, elas permitem que os visitantes desçam até a areia nas margens do rio e possam até aproveitar um pouco as águas. Mas é preciso conversar com quem conhece o lugar, já que em alguns trechos a areia pode afundar rapidamente, elevando a altura da água.

Wine Experience (Montevidéu)

Há muitas rotas do vinho para serem feitas no Uruguai. Na verdade, esse é um tipo de experiência que é oferecido em quase todas as cidades do país. Mas, já que Montevidéu é um destino quase certo no país, vale a pena escolher a Wine Experience da capital.

O local é bem próximo ao Mercado del Puerto e proporciona uma degustação de com 4 tipos diferentes de vinhos acompanhados de queijos. Além das opções, a Wine Experience tem um dos melhores custo-benefício das rotas de vinho do país, além de ser frequentada por pessoas de diferentes países, o que proporciona a possibilidade de conhecer culturas diferentes.

Playa Brava (Punta del Este)

Um dos lugares mais famosos do Uruguai é a Playa Brava. Não é o melhor destino para se tomar um banho de mar, pois as ondas são muito fortes e a água gelada. No entanto, o que atrai muitos turistas é a escultura da mão emergindo a areia.  Aproveite para tirar muitas fotos nesse balneário uruguaio.

Comente