Trabalhar em Singapura: confira dicas e primeiros passos

O que fazer para trabalhar e morar em Cingapura? Veja aqui por onde começar.

Com a crise econômica e de desemprego que o Brasil está passando, está cada vez mais comum a procura empregos em outros países. Muitas pessoas estão à procura de vagas para trabalhar em Singapura pois é uma das cidades em maior ascensão mundial. O texto de hoje é especial para você que quer saber todos os trâmites e primeiros passos para isso. Veja a seguir!

Trabalhar em Singapura pode ser difícil no começo, mas vale a pena.

Poucas pessoas sabem, mas Singapura é um dos países mais modernos do mundo. (Foto: Divulgação)

Por que trabalhar em Singapura?

Singapura é a cidade-estado com o maior crescimento em desenvolvimento humano no mundo, o que atrai muito trabalhadores de outros países que buscam bem-estar e tecnologia de ponta.

Estrangeiros que procuram trabalho lá não terão dificuldades com a língua, porque o idioma mais falado é o inglês, a cidade mistura a cultura encantadora oriental, mas também tem traços do ocidente mesclando muito bem uma atmosfera cosmopolita sem ignorar a natureza.

Há grandes nichos em áreas profissionais que necessitam de mão de obra especializada e os empresários de Singapura estão habituados a contratar empregados estrangeiros.

Qualidade de vida, bons empregos, tecnologia de ponta e empregadores dispostos a contratar estrangeiros, são os principais motivos para a procura de vagas de emprego em Singapura.

Primeiros passos

Para procurar em emprego na sua área de trabalho em Singapura é importante que você siga alguns passos para saber se se encaixa nos padrões e na cultura local, que são requisitos importantes para morar e viver em outra cultura.

1 – Inglês

Saber inglês de forma fluente é primordial para procurar uma vaga de emprego em Singapura, porque é a língua oficial, além da Língua tâmil, Língua malaia e Mandarim padrão.

2 – Faça um teste da sua elegibilidade

O governo de Singapura disponibiliza um teste em um site oficial que você poderá testar sua elegibilidade para se candidatar em vagas na cidade, o teste é o SAT – Self Assessment Tool.

O teste é para auto avaliação pessoal superficial, o seu resultado não é exatamente o reflexo da sua elegibilidade total. O importante será sua determinação, experiências e diferenciais na área profissional.

Para fazer o teste visite o site do SAT.

3 – Pesquise sobre sua área profissional

Procure conhecer as áreas que mais empregam nesse país asiático. (Foto: Divulgação)

Antes de mais nada é importante que você verifique quais as probabilidades e como anda o nível da sua área profissional.

Alguns nichos de profissões estão em plena ascensão em Singapura, mas em outras áreas pode estar com o mercado saturado.

Áreas em alta: turismo, tecnologia, ciência da computação, desenvolvimento de games, hotéis e etc.

O site do Governo de Singapura disponibiliza uma lista de Habilidades, Treinamento de Desenvolvimento nas áreas com mais demanda. Confira!

4 – Sites para busca de emprego

Após realizar os passos anteriores e se sentir apto a trabalhar em Singapura, é a hora de se inscrever em sites de busca de emprego e começar a se candidatar para vagas de interesse.

Há centenas de sites que o ajudarão a buscar em sua área as vagas do seu interesse, assim você poderá começar a se conectar com seus possíveis empregadores.

Existe também os headhunters e as agências de recrutamento, são métodos que vão exigir um pouco o seu investimento financeiro, mas que serão muito úteis para conseguir uma boa vaga de emprego na sua área em Singapura.

5 – Entrevistas e ofertas de emprego

Após se candidatar em algumas vagas provavelmente você receberá respostas dos empregadores interessados em conhecer mais o candidato para além do currículo, isso pode demorar algumas semanas, mas não desanime.

As entrevistas serão por vídeo-chamada ou pelo telefone, é importante que você esteja preparado para esse momento.

6 – Visto

O visto deve ser solicitado apenas após você aceitar a oferta de emprego e sua contratação, assim o visto será pedido de acordo com as características da sua vaga e hierarquia no emprego.

Exija a documentação necessária da empresa para que seja enviada ao consulado juntamente com seus documentos. Em pouco tempo você receberá sua resposta e poderá começar o seu processo de mudança de vida.

Para outras dúvidas deixe-nos comentários.

Comente