Vagas na Espanha para quem fala português: veja dicas para encontrar

Veja quais as oportunidades para quem deseja trabalhar no país, sem precisar falar espanhol

Muitos brasileiros veem a Espanha como um país que pode trazer boas oportunidades de trabalho e de juntar dinheiro, além de possibilitar a chance de viver na Europa. Mas, nem sempre a adaptação linguística é simples ou rápida, mesmo que o espanhol seja um pouco semelhante ao nosso idioma. Ainda assim, há boas chances de conseguir vagas na Espanha para quem fala português, e conseguir trabalhar e morar no país.

Brasileiros buscam vagas na Espanha para quem fala português.

Madrid, capital da Espanha. (Foto: Divulgação)

O ideal é sempre fazer uma busca bem detalhada sobre quais vagas com esse perfil estão disponíveis no momento em que você está procurando a oportunidade de encontrar um emprego no país, isso porque a oferta de vagas na Espanha para quem fala português pode variar de acordo com a época do ano, e muitas vezes você pode se deparar com anúncios antigos.

Se você ainda não mora na Espanha, também é importante realizar a mudança para o país apenas depois de estar tudo efetivamente certo com a contratação no novo emprego, evitando assim, problemas graves com a justiça espanhola, como a possibilidade de ficar ilegal no país e acabar até mesmo sendo deportado.

Por isso, separamos algumas dicas que ajudarão você a entender um pouco mais sobre a oferta de vagas na Espanha para quem fala português e como é possível encontrá-las.

Dicas de como encontrar vagas na Espanha para quem fala português

1 – Especifique: Português do Brasil

Podemos encontrar diversas vagas na Espanha para quem fala português, em diferentes áreas de atuação e também em diferentes cidades do país. Uma curiosidade é que por lá, o costume é especificar esses tipos de vagas com o título “para quem fala português do Brasil”. Isso porque os contratantes espanhóis entendem que há uma diferença entre o nosso português falado no Brasil e o português típico do seu vizinho europeu, Portugal. Com isso, quase sempre há essa distinção na descrição das vagas para que não haja confusões, e até mesmo para que os portugueses não se candidatem no lugar dos brasileiros.

2 – Concentração de oportunidades

A maioria das vagas na Espanha para quem fala português são bem específicas, mas variadas. As opções mais comuns são para trabalhar em call centers, escolas de idioma e empresas de traduções. Há também alternativas para profissionais de Marketing, Comunicação e Social Media, Programação, vendas, técnicos em informática, secretárias bilíngues, entre outros.

3 – De olho nas vagas temporárias

Apesar de as vagas na Espanha oscilarem bastante durante o ano, o verão, assim como a época das festas de fim de ano, costuma oferecer mais oportunidades para trabalhar no país, mas o tipo de contrato e a quantidade das vagas oferecidas podem variar de acordo com a área de atuação. Na maioria das vezes, as vagas surgidas nesses períodos são temporárias, mas com possibilidade de efetivação posteriormente. Por isso, vale a tentativa!

4 – Multinacionais

Outra dica é ficar de olho em empresas multinacionais que costumam mesclar funcionários de diferentes países em um mesmo ambiente de trabalho, justamente por focarem em mercados variados, como é o caso da gigante Amazon, do Google, entre outras.

É importante ressaltar que muitas dessas vagas têm um processo seletivo para escolher os profissionais que serão efetivados. Nesses casos, quase sempre o primeiro contato das empresas que fazem os processos seletivos é feito por telefone ou por e-mail, e sempre utilizando a língua espanhola como forma de comunicação.

5 – Domínio do espanhol

Assim, saber pelo menos o básico da língua do país é muito importante para garantir o bom entendimento nessa fase, assim como na entrevista formal de emprego, que também pode ser feita em espanhol. Lembre-se que mesmo que a vaga de emprego seja para quem fala português, seus chefes, colegas de trabalho e outras pessoas de sua convivência no país falarão, majoritariamente, a língua espanhola.

6 – Atente-se às exigências

Outro ponto para ficar de olho em relação às vagas na Espanha para quem fala português é referente às exigências para o trabalho a ser realizado. Algumas ofertas, como a de vagas para tradutor ou professores em escolas de idiomas, muitas vezes exigem o diploma de graduação em Letras ou até mesmo a fluência em outros idiomas como francês e o próprio espanhol, por exemplo.

É importante sempre ler com muita atenção as exigências para a vaga que você se interessou, e analisar se ela se encaixa nas suas qualidades e competências.

Como encontrar vagas de emprego na Espanha?

Use os recursos da internet na busca por oportunidades. (Foto: Divulgação)

A melhor forma de encontrar vagas na Espanha para quem fala português é utilizando ferramentas confiáveis e seguras, como o Linkedin, a maior rede social do mundo que conecta profissionais e empregadores. O campo de busca da plataforma é bem simples de ser usado, e facilita a pesquisa de vagas em qualquer país, tudo feito de forma online.

Além do Linkedin, há outros bons sites especificamente voltados para o mercado de trabalho espanhol, e que também podem ser utilizados para a busca de vagas de emprego no país com tranquilidade e segurança. Entre esses sites destacamos o Sistema Nacional de Empleo, o InfoJobs, o InfoEmpleo e o Trabajo. Todos eles são plataformas conhecidas e garantidas, sendo utilizados pelos próprios espanhóis que procuram emprego.

Uma outra forma de ficar sabendo das vagas na Espanha para quem fala português que estão disponíveis é através de contatos pessoais que você já tenha no país. Tendo amigos, familiares ou conhecidos por lá, fica mais fácil pedir uma ajuda na procura por emprego ou até mesmo uma indicação direta a eles, afinal, são pessoas de sua confiança.

Também é válido entrar em grupos específicos de emprego no país em redes sociais como o Facebook. Porém, nesse caso é preciso ter um cuidado redobrado, pois algumas vezes a vaga anunciada pode ser um golpe.

Para evitar fraudes, sempre que você encontrar qualquer oferta de emprego, na Espanha ou em qualquer outro país, inclusive o Brasil, busque saber todos os detalhes sobre a empresa que está oferecendo o trabalho e todas as informações sobre a vaga anunciada.

Desconfie de anúncios que não trazem muitas informações ou que não explicam claramente sobre o que é a vaga, qual a empresa que está contratando, quais as funções a serem realizadas e como é o processo para a contratação. Anúncios que estão direcionados a uma pessoa e não a uma empresa ou que pedem depósito de qualquer valor em dinheiro, seja qual for a desculpa para isso, também não merecem atenção.

Por fim, lembre-se que para conseguir a vaga de emprego desejada, você será avaliado desde o seu primeiro contato com essa oferta de trabalho. Por isso é importante manter seu currículo completo e sempre atualizado, além de mostrar-se disponível para o trabalho nas condições colocadas pela empresa (se elas condizem com o que você deseja), como a data de início das atividades.

As vantagens de morar na Espanha

Agora que você já sabe que existem diversas opções de vagas na Espanha para quem fala português, e quais os melhores meios e ferramentas de busca para encontrar essas vagas, vale ressaltarmos algumas vantagens que o país oferece para os brasileiros que escolhem morar lá.

A primeira grande vantagem que a Espanha oferece aos brasileiros é o seu próprio idioma. Como já citamos, o espanhol é um pouco semelhante ao português por ter a mesma origem do Latim. Com isso, a adaptação e o aprendizado da língua se torna mais fácil quando comparado com outros idiomas, como o inglês, por exemplo. Ainda que leve um pouco de tempo, com certeza você se tornará fluente em espanhol vivendo no país.

Outra vantagem que encontramos é o custo de vida espanhol, que é mais baixo em relação a outros países europeus, como a Inglaterra. Além disso, o país faz parte da União Europeia, o que garante a quem mora na Espanha uma maior facilidade para viajar entre os países membros da UE. Assim, aproveitar a estadia no país para conhecer outros países é mais que indicado.

A Espanha também possui história e cultura bem ricas, além de ser um país extremamente bonita, com praias, e uma temperatura que chega a ser mais fácil de se adaptar mesmo no frio, ao contrário de outros países da Europa que são bem mais gelados.

Por fim, o povo espanhol tem suas semelhanças com o povo brasileiro, principalmente em relação à cordialidade. Não é difícil fazer amigos na Espanha, muito menos encontrar lugares que estão cheios de pessoas conversando. Para quem vai morar no país, esse é mais um fator que ajuda na adaptação.

Vale ressaltar que apesar das inúmeras vantagens de morar na Espanha, é importante ficar atento quanto à estadia regular no país. Ao encontrar uma vaga de trabalho na Espanha é preciso legalizar toda a situação antes de se mudar de vez para o país.

Questões como o passaporte, o visto, a Legislação Europeia, a política de imigração, entre outros pontos precisam ser pesquisados e efetivados para que a estadia no país ocorra de forma tranquila. Lembre-se que o visto simples (visto de turismo) não dá direito de trabalhar na Espanha, por exemplo. Esses e outros pontos precisam estar regularizados antes da viagem e mudança total.

Tudo isso pode parecer uma grande burocracia, já que encontrar a vaga de trabalho ideal também exige tempo e procura, mas essas são questões fundamentais para garantir a estadia no país sem maiores problemas. Pode ter certeza que todo esse passo a passo valerá a pena!

Comente