Programa de bolsas para estudar na Irlanda recebe inscrições

Com inscrições até o dia 23 de março, saiba mais sobre o programa que oferece bolsa de estudos a alunos estrangeiros!

Se você sonha em fazer uma extensão universitária na Europa, o programa de bolsas para estudar na Irlanda pode ajudar você.  E o lado bom dessa notícia é que, esse programa visa oferecer bolsas de estudos para todos os graus universitários. Com isso, é possível dar aquele upgrade na sua graduação, pós ou doutorado. Ah, só não vale se dispersar com os pubs!

Programa de bolsas para estudar na Irlanda é alvo de muitos brasileiros.

Programa de bolsas na Irlanda está recebendo inscrições. (Foto: Divulgação)

Destinadas somente aos estudantes que não façam parte da União Européia ou Espaço Econômico Europeu, veja agora as principais informações sobre bolsas para estudar na Irlanda!

Veja também: Cursos de Inglês na Irlanda para brasileiros

Sobre a HEA (Highter Education Authority)

Para começarmos a entender um pouco mais sobre as bolsas de estudo na Irlanda, primeiro, é válido saber a origem dessa iniciativa. O HEA (Highter Education Authority) é um órgão educacional irlandês, que oferece diversos programas voltados ao incentivo de pesquisas acadêmicas e desenvolvimento educacional da Irlanda. E entre os programas oferecidos, por essa organização, encontra-se o International Education Scholarships, que tem como principal intuito propor a internacionalização das faculdades. A razão dessa iniciativa, segundo o governo Irlandês, é potencializar a credibilidade do país, tornando-o assim uma referência para o sistema educacional universitário em todo mundo.

Ao todo, serão destinadas 60 bolsas de estudos de um ano, que deverão ser ter o seu início em setembro de 2018, período que começa o ano letivo Europeu.

Como faço para me candidatar?

Se a notícia despertou o interesse em garantir mais pontos para o seu currículo acadêmico e desbravar as terras irlandesas, é hora de saber como se candidatar.

Para candidatar-se a uma das 60 bolsas destinadas, primeiramente, é necessário ficar por dentro das datas de inscrição, que vão até o dia 23 de março às 17h (do horário irlandês). Depois disso, o candidato deverá seguir os devidos passos:

  • Entrar em contato com a universidade escolhida, pois será necessária uma aprovação prévia da instituição;
  • Enviar um e-mail com o seu histórico acadêmico, cartas de recomendação e testes de proficiência em inglês, como TOEFL e IELTS.

Fui aceito no programa de bolsas para estudar na Irlanda. O que devo fazer?

Caso você seja aceito, o próximo passo é realmente se candidatar para a bolsa de estudos. Sendo assim, será necessário enviar um e-mail para GOI-IES2018@hea.ie. Nesse e-mail, deverão conter:

  • Documentos que incluam um formulário com experiências acadêmicas, profissionais e de voluntariado;
  • Carta de apresentação e duas cartas de recomendação.

Para tirar mais dúvidas é só entrar no site da HEA, lá você deverá clicar em “Government of Ireland International Education Scholarship 2018” e baixar os documentos que explicam de forma mais detalhada sobre esse processo.

Haverá alguma ajuda de custo?

A ajuda de custo, para os que forem contemplados por essa bolsa, será de 10 mil euros. Esse custo pretende arcar com despesas, como moradia, alimentação e transporte, visando o período de 01 ano, referente à duração desse intercâmbio.

Cada bolsista recebe uma ajuda de custo de 10 mil euros. (Foto: Divulgação)

Quais são os pré-requisitos?

Para ter a chance de ser selecionado, além da fluência no inglês, é importante ter um histórico acadêmico e profissional excepcional. Isso porque, todas as universidades que fazem parte desse projeto são conhecidas pela sua excelência em qualidade de ensino.

Quais universidades irlandesas fazem parte do programa?

São vários os institutos acadêmicos que fazem parte desse programa, e você pode saber mais clicando aqui.

No entanto, para ter uma breve noção, separamos uma lista com as principais universidades, sendo elas:

E aí, está animado (a) com a ideia de concorrer a uma das bolsas para estudar na Irlanda?  Não se esqueça de ficar atento aos prazos e boa sorte!

Comente