Quanto de dinheiro devo levar para Portugal? 

O dinheiro de Portugal é o ” Euro”, bem mais valioso do que o nosso ” Real”. Portanto, se você pretende fazer uma viagem pelo país, é necessário cambiar o valor ainda aqui no Brasil.

Muitas pessoas se perguntam ” Quantos euros é preciso para entrar em Portugal”, mas na realidade a imigração dificilmente checa isso. Porém, se eles perguntarem, o mínimo que se deve ter é 40 euros por dia para cada pessoa. Portanto, se você for ficar 10 dias no país, é preciso ter 400 euros, o que equivale a aproximadamente R$ 1600,00.

No entanto, sabemos que isso é uma conta mínima, só para garantir que não será barrado por falta de recursos logo na imigração do país.

Quanto tenho que levar em dinheiro para Portugal para passear?

O dinheiro de Portugal é o Euro, que vale bem mais que o Real.

Quando estamos em viagem o objetivo é aproveitar todos os passeios, restaurantes e outros atrativos do lugar. Por mais que façamos contas, nem sempre é possível ter um valor exato dos gastos, pois devemos contar com ” acasos” que possam ocorrer durante a viagem.

Portanto, deve se somar não só os custos convencionais, mas também, levar uma sobra para não passar apuros.

O dinheiro de Portugal rende, isso é uma verdade, pois as coisas não são caras por lá. É possível comer bem, passear e se divertir sem gastar um absurdo. Porém, é preciso lembrar que o real sempre está em desvantagem com o euro.

Para se preparar melhor para a viagem, se organize da seguinte forma:

  • Deixe todos os hotéis já reservados e pagos antes da viagem;
  • Compre os passeios mais caros pela internet ou por agências no Brasil mesmo;
  • Se for alugar o carro, faça isso antes da viagem;

Se você fizer isso antes de chegar em Portugal, não precisa levar tanto dinheiro.

Na realidade, não existe um valor exato para levar, é muito pessoal, pois o ideal é pagar as despesas nos dias que ficará no lugar. No entanto, existe um valor mínimo entre 40 e 75 euros e máximo por pessoa para entrar no país que é de 10 mil euros, caso ultrapasse, é preciso declarar.

Para se ter uma  ideia, os restaurantes em Portugal tem bons preços. O custo dos pratos no país ficam entre 7 a 20 euros por pessoa. A variação é por conta da cidade e também do estilo do mesmo. Todavia, existem excelentes ambientes que cobram no máximo 12 euros por prato.

Para quem gosta de alugar casa e preparar a própria comida, vai se surpreender com os preços nos supermercados, são realmente muito bons e a economia será muito maior.

Ou seja, dá para conhecer boa parte do país sem gastar muito, especialmente se opção for se hospedar no estilo AIRBNB.

Vale lembrar que cada moedinha em euro é dinheiro, portanto, não dispense como geralmente fazemos com o real. Em alguns casos, se paga uma conta de café da manhã na padaria só com moedas.

Mas, uma dica preciosa em viagens é jamais viajar somente com o valor mínimo, pois precisamos pensar que podem ocorrer emergências. Calcular uns 50% a mais de dinheiro extra é o ideal.

Quanto se precisa para viver em Portugal?

Passear e morar em Portugal são coisas bem diferentes, portanto, no segundo caso é preciso se planejar muito mais.

Nos últimos anos muitos brasileiros fizeram as malas e foram de vez para Portugal, isso deve ao fato da facilidade do idioma e também da boa receptividade do povo português com os brasileiros.

Mas, nesse caso, é preciso dizer que o dinheiro de Portugal vale mais e a coisas podem não parecer tão simples. É ilusão pensar que ao chegar em outro país as coisas são fáceis, sobretudo para arrumar um trabalho e conseguir pagar as despesas logo no começo.

Por isso, é fundamental fazer a mudança com uma boa quantia de dinheiro, justamente para evitar preocupações e sufoco desnecessário.

De acordo com pessoas que já foram morar fora do país, é ideal ter a soma para pagar de 2 a 3 meses de despesas, isso sem contar com o aluguel, pois os europeus tem o costume de pedir até 6 meses de aluguel adiantado, não é uma regra, mas isso pode acontecer.

Contudo, a questão do aluguel é sempre vista antecipadamente, ainda do Brasil, por isso, a pessoa já faz a mudança preparada para esse custo.

Em síntese, é preciso ter dinheiro de Portugal para:

Aluguel – Um montante que varia de 3 a  6 meses, vai depender do proprietário do imóvel. Alguns já possuem toda a mobília por um custo entre 400 a 500 euros por mês;

-Contas de água , luz, internet e telefone – Pelo menos 2 meses para custear essas despesas. Aproximadamente 200 euros por mês;

-Alimentação – Valores para 2 meses de supermercado e restaurantes ( se preferir comer fora). De acordo com quem mora em Portugal, o custo de supermercado mensal é de aproximadamente 200 euros, dentro desse parâmetro é possível fazer um cálculo aproximado;

-Transporte público – Não terá carro, então, precisa ter uma reserva de aproximadamente 50 euros por mês para custear o deslocamento. Pense em levar uma quantia para cobrir pelo menos 2 meses;

-Despesas extras –  Pense em tudo, itens de cama, mesa  e banho que são pessoais e etc.

Com relação a saúde, depois que estiver empregado e estabilizado, é fundamental avaliar a questão de planos, pois isso pode variar muito conforme a sua modalidade de entrada no país.

Para ter uma conta exata do dinheiro de Portugal que você vai precisar, é necessário pesquisar bem item por item dos custos. Em uma soma rápida, são necessários pelo menos 5000,00 euros para até duas pessoas, isso levando em conta que no segundo mês já conseguirá arrumar um trabalho para que as contas do terceiro mês em diante estejam garantidas.

O que mais pesa é a questão do aluguel, é claro que se você conseguir uma boa condição para baixar bastante esse valor, as coisas melhoram, pois nele estão inclusos  pelo menos 6 meses de aluguel.

Comente