Cambridge: tudo o que você precisa saber sobre a cidade

Descubra como é a vida em Cambridge!

Cambridge é uma das cidades universitárias mais famosas mundialmente. Ela fica localizada no interior da Inglaterra e tem pouco mais de 120 mil habitantes. É a cidade natal de Isaac Newton e Stephen Hawking.

Vista do Rio Cam, em Cambridge.
(Foto: Divulgação).

Cambridge recebe cerca de 3 milhões de turistas anualmente. Por conta de sua localização, a cidade tem um peso comercial importante para o país.

É comum que ao pensar em visitar terras Inglesas, Londres seja o local mais cogitado. Mas para quem deseja conhecer mais sobre o estilo de vida Inglês, Cambridge é um destino obrigatório no roteiro de viagem e fica a apenas 80 km de distância da capital.

Estima-se que mais de 22 mil estudantes de todas as partes do mundo estão em Cambridge. Isso ocorre pelo fato de ser a sede da famosa Universidade de Cambridge. Além de ser um destino incrível para intercambistas em busca de cursos de Inglês.

As bicicletas são vistas por toda a parte. Por ser um transporte ecológico e eficaz, ela é utilizada por todos. Inclusive, é o meio de locomoção preferido dos estudantes. Não se assuste com o tamanho de Cambridge. Apesar de pequena, é uma cidade impressionante, seja para conhecer ou até mesmo viver.

Cambridge é uma das cidades mais antigas da Inglaterra e a sua experiência neste lugar será uma imersão no passado da história Inglesa e de pessoas que ajudaram a revolucionar o mundo.

Tudo o que você precisa saber sobre Cambridge

Estudar em Cambridge

Se você quer fazer um intercâmbio e ainda não escolheu a cidade, coloque Cambridge no topo de sua lista. O clima amistoso de uma cidade pequena e com uma população muito jovem pode ajudar muito na adaptação, já que a locomoção é mais fácil e a sociabilização também.

Inspiração é o que não falta para os estudantes que escolhem viver em Cambridge. Muitos avanços da humanidade são provenientes de alunos dessa invejável referência educacional. A descoberta do DNA por Francis Crick e James Watson foi feita em um famoso Pub da cidade. Cambridge também foi berço da descoberta do elétron. É uma cidade que respira conhecimento.

Universidade de Cambridge

Fundada no ano de 1209, é a segunda universidade mais antiga do Reino Unido e uma das melhores a nível mundial. O nome de pessoas renomadas como John Joseph Thomson, Charles Darwin são só alguns entre tantos cientistas, matemáticos e filósofos famosos mundialmente que estudaram por lá.

No ano de 2006 A Universidade de Cambridge foi considerada a segunda melhor do mundo. Além de ser considerada pelos Ingleses um dos patrimônios mais valiosos de sua história. E não é para menos. Afinal, são 8 séculos de vida e com mais de 90 indicados ao Prêmio Nobel que saíram diretamente de suas salas de aula.

Museus da cidade

Os museus são muito comuns em várias cidades da Inglaterra. Conheça alguns museus para visitar em Cambridge.

  • University Museum of Zoology

Uma visita a este museu promete uma viagem incrível aos tempos passados. É uma fascinante história sobre a evolução da humanidade. E é uma oportunidade de se aprofundar nas teorias de um dos Naturalistas mais famosos da humanidade: Charles Darwin. O melhor é que a visita ao museu é gratuita.

  • Sedgwick Museum of Geology

Já pensou ver de perto fosseis de dinossauros? Neste museu você poderá ter uma ideia de como foi a vida e os costumes de nossos antepassados. Além de ver de perto rochas vulcânicas e muitas outras coisas relacionadas aos marcos importantes para o progresso da existência humana. A entrada também é gratuita.

  • The Polar Museum

O museu é uma opção gratuita de passeio em Cambridge e conta a história das antigas explorações polares. É uma oportunidade de ver de perto artefatos históricos e conhecer sobre a vida e os costumes dos exploradores da época. Ele não é muito amplo, porém não deixa nada a desejar aos demais museus da cidade.

  • Museum of Cambridge

O Museu de Cambridge é para os apreciadores de obras de arte. Mas, não é só isso. Lá, você poderá conhecer um pouco mais da história dessa cidade impressionante que é Cambridge e saber mais sobre a história de sua Universidade.

  • Fitzwilliam Museum

Este museu pertence a Universidade de Cambridge e abriga uma série de antiguidades e obras de arte do século XX. Você poderá comtemplar moedas antigas, livros, manuscritos, gravuras e entre outros. É comum os museus Ingleses solicitarem doações em dinheiro por parte dos visitantes, entretanto o pagamento não é obrigatório.

Universidade de Cambridge (Foto: Divulgação).

Pontos turísticos em Cambridge

Há muitos museus espalhados por Cambridge, mas eles não são as únicas atrações dessa velha cidade estudantil.

  • Passeio de Barco

Passeios de Barco pelas águas do Rio Cam são indispensáveis em uma visita a Cambridge. Os guias turísticos são os próprios estudantes da Universidade de Cambridge. Durante o passeio, eles explicam sobre a história de várias locais da cidade, incluindo a ponte da Matemática e a ponde dos Suspiros.

Os passeios duram em média 45 minutos. O preço cobrado pelo passeio, pode chegar 100 libras por grupo. Porém, os valores são negociáveis e você poderá pagar quase a metade do preço se conseguir uma boa negociação. Individualmente poderá custar entre 15 a 20 libras.

  • Parker’s Piece

Uma opção de lazer ao ar livre no centro de Cambridge é o Parker’s Piece. E como tudo em Cambridge é pautado em descobertas e história, o local é famoso por ter sido berço da criação das regras do esporte preferido dos brasileiros: o futebol.

Foi em Parker’s Piece que as regras que conhecemos hoje foram aplicadas pela primeira vez. Inclusive, lá possui campos de futebol e outros espaços dedicados ao esporte.

  • King’s College

A faculdade fica a margem do Rio Can e por apenas 9 libras é possível fazer um passeio por lá. É fácil se deslumbrar com o charme e a arquitetura medieval imponente do local criado no ano de 1441.

Você poderá conhecer a King’s College Chapel. A capela é referência no estilo de arquitetura gótico. Uma dica é visitar o local em horários em que o famoso coral se apresenta. Todo ano, na véspera do natal é transmitido a apresentação deste coral pela BBC para milhões de pessoas no mundo todo.

  • Biblioteca Wren do Trinity College

Não deixe de conhecer a Biblioteca Wren do Trinity College. Projetado no ano de 1695, esse lugar contém o manuscrito de John Milton e o caderno de Isaac Newton. Assim como a coleção Capell de Shakespeariana e muito mais. A atração é gratuita, porém se prepare para possíveis filas, pois poucas pessoas podem entrar por vez na biblioteca.

  • Vida noturna

Cambridge é pequena, mas não é uma cidade parada. Você irá se surpreender com a quantidade de atrações durante o dia e também no período da noite e desfrutar do clima acolhedor desta cidade Inglesa.

Os Pubs espalhados pela cidade são as melhores opções para quem gosta de sentir a agitação noturna dos lugares.  Os pubs The Regal e Revolution são um dos mais famosos da cidade.

Uma opção para mesclar lazer e história é fazer uma visitar ao pub onde o DNA foi descoberto, o The Eagle, e pedir uma cerveja chamada de DNA, em homenagem a essa descoberta.

Como ir de Londres até Cambridge

Uma passagem de trem (ida e volta no mesmo dia) saindo da estação King’s Cross em Londres custa 30 libras e levará em torno 50 minutos até chegar ao destino.

Se você preferir ir de ônibus, poderá levar até 4 horas para chegar em Cambridge. Porém, é uma opção mais econômica. Uma boa pedida é comprar a passagem antecipadamente para conseguir algum desconto.

Para quem quer conhecer a cidade em apenas 1 dia, uma alternativa é comprar ingressos para fazer um tour de ônibus com direito a 20 paradas pelos principais pontos turísticos cidade. O valor é de 14 libras e pode ser comprado online.

Custo de vida

Se você pretende morar em Cambridge, saiba que ela não é uma das cidades mais baratas, mas em comparação a capital é uma ótima escolha em relação ao custo de vida. Não faltam oportunidades de lazer e educação em Cambridge, além de que a moradia pode sair mais em conta do que outras cidades.

Você pode encontrar um local barato para morar, seja sozinho fora das regiões centrais ou alugando um quarto em uma casa compartilhada. O investimento mensal poderá ficar em torno de 1.300 libras, mas para isso é preciso procurar bem.

Hotéis em Cambridge

O valor para ficar hospedado em um hotel poderá sair entre 60 libras ou até mais de 200 libras. A localização e o conforto são fatores que irão determinar o valor da estadia.

Conhecer essa cidade vale muito a pena. Se você pretende visitar a Inglaterra ou mora em Londres, por exemplo, poderá conhecer um lugar especial como Cambridge e sem gastar muito dinheiro, basta planejar tudo com antecedência.

Comente