Comidas típicas da Austrália: tudo sobre a gastronomia australiana!

A gastronomia australiana é muito diversificada, os australianos apreciam muito o consumo de carne branca ou vermelha, especialmente a de porco e de canguru.

Comer é bom demais, ainda mais quando se está disposto a conhecer novas culturas e hábitos alimentares de outros povos ao redor do mundo. As comidas típicas da Austrália já são bastante conhecidas pelos brasileiros devido a influência de grandes redes de restaurantes que se instalaram no país.

Culinária da austrália é mundialmente conhecida por ser extremamente saborosa e diversa

Carne de canguru, opção comum dos cardápios australianos. (Foto: Divulgação).

A vantagem da culinária desse incrível país é a sua diversificação, ou seja, tem opções para agradar todos os paladares. Portanto, se você está pensando em passar férias na Austrália, morar ou simplesmente conhecer um pouco mais sobre a sua cozinha, se prepare para provar algumas delícias.

17 Comidas Típicas da Austrália que você deve provar

A gastronomia australiana é influenciada por inúmeros países, sobretudo os asiáticos, britânicos, franceses e italianos.

A culinária de um país mostra a essência do povo, é o patrimônio cultural daquela região. Partindo dessa temática, é possível encontrar uma grande diversidade de preparos de um mesmo alimento em diferentes países.

É por isso que pessoas acostumadas a viajar muito dizem que para conhecer a cultura de uma nação, é importante provar a culinária local.

Para quem pensou que o mundo vive de arroz, feijão, bife e batata frita, enganou-se. As comidas típicas da Austrália são a prova disso. Confira a lista de delícias que e devem ser apreciadas:

1- Costelinha de porco com molho barbecue

Muitos brasileiros apreciam esse prato, inclusive é bastante vendido em uma rede famosa de restaurante que evidencia a culinária australiana.

Assados cobertos por molhos são os preferidos dos australianos que herdaram essa tradição da Inglaterra. Certamente, vale cada garfada.

2- Torta de carne

Mais uma receita originária dos ingleses que faz muito sucesso no país dos Cangurus.

No Brasil, também se consome bastante tortas recheadas com carne, frango ou bacon, mas geralmente, isso é feito no almoço ou jantar. Todavia, para os australianos, esse é o prato ideal para um caprichado lanche da tarde.

3- Vegimite

Esse é um creme feito com levedo de cerveja, tem uma cor castanha escura e o gosto salgado comumente usado em sanduíches, torradas ou qualquer outro petisco para passar o tempo confraternizando.

Os australianos são viciados nessa pasta e costumam comer todos os dias.

4- Damper

Para os brasileiros “pão francês”, australianos preferem o “Damper”, um pão feito de forma simples ( farinha, água, fermento, manteiga e sal), mas muito gostoso para comer com patês e outros acompanhamentos no café da manhã e lanche da tarde.

5- Fish and chips

Peixe empanado com batatas fritas, é um prato bem típico da Inglaterra, mas que influenciou a Austrália que serve essa comida popular em todos os bares e restaurantes das cidades.

É muito difícil encontrar pessoas que não gostam dessa combinação, afinal, é uma delícia.

6- Purê de batatas

No Brasil se consome muito arroz, no entanto, em outros Países do mundo o acompanhamento campeão é a batata, especialmente em forma de purê.

O toque australiano no purê, fica por conta da adição de alho e noz moscada que fazem desse preparo uma opção saboroso para comer com diversos tipos de carnes.

7- Carneiro assado

Esse é um tipo de carne bastante consumido no país, depois da carne suína. As receitas acompanham temperos intensos como molho de pimenta e vinagre. Essa composição confere frescor e acidez perfeita para o preparo.

Batatas assadas, ervilhas e cenouras para acompanhar. Esse é um dos pratos de almoço de domingo muito consumido pelo povo australiano.

8- Cebola gigante empanada

Uma rede de restaurantes inspirada na culinária australiana ficou muito famosa no Brasil por servir essa cebola.

Contudo, não se trata de qualquer cebola, a usada  pelos australianos se chama ” Bloomin Onion”, o formato dela é inspirado na flor australiana Waratah. Existe todo um preparo especial para que ela fique com um sabor delicioso e sem o gosto forte da cebola.

9- Filé de atum

É uma comida típica da Austrália, assim como outros frutos do mar apreciados no país, pois de trata de um País com clima tropical e muitas praias.

O filé de atum é preparado de forma grelhada, mas os molhos que acompanham a receita fazem toda a diferença. Os mais comuns são: Tomate, cebola e manjericão e o de anchovas e alcaparras.

10- Pãozinho de abóbora

Os australianos valorizam muito a abóbora como ingrediente em sua culinária, ela é usada nesse pãozinho chamado de scone devido a influência dos britânicos no País. No entanto, é muito comum ver biscoitos, bolos e tortas preparados com esse fruto.

11- Pratos  orientais

Na capital da Austrália, a influência do povo chinês, tailandês, japonês, coreano e vietnamitas é muito grande. Por isso, a maioria das pessoas que vivem na cidade consomem muito os pratos dessa culinária pela marcante influência.

Entre os pratos preferidos estão: Macarrão de arroz frito com camarão, ovos e feijão (pratos de Singapura e da Malásia) e frango com arroz basmati e molho de pimenta, uma mistura de sabores.

12- Carne de Cangurus

A terra do canguru usa a carne para fazer hambúrguer, guisados, pizzas e outros preparos.  O sabor é muito parecido com a carne de búfalo e é bastante apreciado por lá.

13- Churrasco australiano

O costume deles é assar a carne em uma grelha, diferente dos brasileiros que fazem isso na churrasqueira. Além disso, eles assam de tudo, desde camarões, hambúrguer, salsicha australiana, carnes, vegetais, pães e para finalizar, molho barbecue, é claro.

14- Pavlova

Essa sobremesa é muito conhecida em diversas partes do mundo porque ela junta frutas vermelhas, merengue e suspiros. Uma combinação perfeita para quem ama doces.

No Brasil, temos a nossa versão dessa torta, é chamada de “torta de suspiros”, mas é feita comumente com morangos, já que amoras, framboesas e mirtilos são mais difíceis de serem encontrados.

No entanto, na Austrália, existem várias versões dessa sobremesa, algumas, usam qualquer tipo de frutas, outras, apenas chocolates. Com certeza, não tem jeito dessa mistura ficar ruim.

15- Bolinho de baunilha – Lamington

O bolinho leva uma massa leve com toque de baunilha, cobertura de chocolate e raspas de coco para decorar. É muito saboroso e muito comum no café da manhã e lanches da tarde dos australianos.

Esses bolinhos tem a textura semelhante de um pão de ló, a história conta que essa sobremesa nasceu de um acidente, quando a cozinheira que servia o Lord Lamington, Governador de Queensland deixou um pedaço do bolo  mais apreciado pelo chefe em um pote de chocolate derretido.

Como ele não gostava de desperdícios e a sobremesa ficou grudenta, ele pediu a cozinheira para jogar coco ralado por cima. A receita foi apreciada por  todos da casa e virou um grande sucesso.

16- Brownie

Essa também é uma das comidas típicas da Austrália, os amantes de chocolate vão enlouquecer, pois nessa receita vai baunilha, macadâmias crocantes picadas e chocolate ao leite.

Diversos Países tem o Brownie como uma sobremesa apreciada, cada um, traz  o seu toque especial na receita.

17-  Biscoitos Anzac

Essas delícias tem história, as mulheres dos combatentes das forças armadas da Austrália e Nova Zelândia preparam esses doces durante a primeira Guerra Mundial para enviar aos maridos, já que eles alimentavam e não estragavam fácil.

Além disso, faziam os biscoitos para angariar fundos para os esforços de guerra.

Hoje, esses biscoitos representam uma marca na tradição do País, a receita original vai manteiga, aveia em flocos, farinha, coco, açúcar, syrup (xarope canadense), bicarbonato de sódio e água fervente.

Como são os hábitos alimentares cotidianos na Austrália?

Nenhum país do mundo é igual quando se trata de costumes alimentares, alguns, acreditam que o café da manhã é a refeição mais importante, como no caso dos Estados Unidos, outros crêem veementemente que é o almoço, como o Brasil e existem aqueles que afirmam ser o jantar, como a Austrália.

No entanto, um ranking de alimentação saudável realizado em 2014 colocou a Austrália em 6º lugar, no entanto, o País tem aproximadamente 27% de pessoas acima do peso.

Em comparação com o Brasil, que ficou em 25º lugar, e tem aproximados 20% de obesos. O que foi levado em conta na pesquisa foi higiene, preço e valor nutricional dos alimentos ingeridos pela população.

Os Australianos tem os seguintes costumes alimentares:

  • Café da manhã: Pão tostado com manteiga geleias, café com leite, suco de frutas;
  • Almoço: Não costumam comer pratos preparados, somente lanches e sanduíches;
  • Lanche da tarde: Frutas, tortas e sucos;
  • Jantar: Carne, vegetais ou massas;

Nos finais de semana, assim como os brasileiros, os australianos também mudam o cardápio e incluem outros alimentos. No caso deles é: Churrasco, fish and chips, pizza, ovos com bacon e sobremesas.

De maneira geral, os povos de diversos Países buscam seguir uma alimentação mais saudável nos dias de semana, para então, aproveitar um pouco mais as delícias durante o final de semana e feriados.

As comidas típicas da Austrália, bem como seus costumes são bem diferentes do Brasil, entretanto, não existe pratos exóticos a ponto de estranhar demasiadamente o paladar. Caso viajar para o País dos Cangurus, aproveite para provar essas delícias.

Comente