Vagas de emprego na Austrália na área de construção civil

A Austrália, um dos países mais receptivos com estrangeiros, busca imigrantes para preencher vagas de emprego na construção civil.

Você conhece a situação de emprego na Austrália na área da construção civil? Muitos brasileiros tem o sonho de ir morar no exterior para melhorar a vida profissional, ganhar dinheiro, ter uma nova experiência e sobretudo, mais qualidade de vida.

Saiba como conseguir emprego na Austrália na área da construção civil

A austrália busca imigrantes para trabalhar na área da construção civil. (Foto: Divulgação).

Os motivos são vários, jovens solteiros em busca de novas oportunidades ou famílias que almejam mais recursos na educação e saúde.

Há muitos anos, o país mais escolhido pelos brasileiros era os Estados Unidos, no entanto, esse cenário está mudando, pois outros lugares tem se destacado na rota das oportunidades.

Um deles é a Austrália, um país localizado no hemisfério sul, mas que fica bastante distante do Brasil. Todavia o seu desenvolvimento em educação, cultura e tecnologia chama bastante a atenção nas pesquisas que avaliam os lugares com mais qualidade de vida no mundo.

Muitas cidades localizadas na Austrália fazem parte dessa lista, é justamente por isso que muitos turistas vão passear no lugar se apaixonam e resolvem ficar para trabalhar.

Além disso, o país tem mais um ponto positivo acerca dos outros, ele recebe muito bem os imigrantes que desejam se desenvolver e crescer, especialmente em áreas cujo a mão de obra é deficitária. Uma dessas áreas de emprego é a de construção civil, que conta com poucos profissionais aptos na Austrália.

Vagas de emprego na Austrália na área da construção civil

A prova de que o governo da Austrália gosta dos imigrantes como trabalhadores é que em seu próprio portal eles divulgam a lista de vagas que estão ofertando no país.

Essa é uma oportunidade para que todos os estrangeiros interessados em trabalhar tenham uma ampla visão de como está o mercado de trabalho australiano. Na construção civil, as funções mais procuradas são:

  • Pedreiro
  • Gerente de projetos de construção
  • Construtor de projetos
  • Gerente de engenharia
  • Arquiteto
  • Arquiteto Paisagista

O estrangeiro que pretende morar na Austrália deve ter em mente que precisa compreender como funciona esse mercado no País.

Para isso, não basta se mudar e pensar que já vai começar a trabalhar. É fundamental fazer pesquisas, sobretudo do que eles estão precisando do profissional, seu conhecimento e o que fazer para se adaptar as regras locais.

Como se candidatar para as vagas?

Se você já está decidido a procurar um na área da construção civil, então é preciso entender alguns macetes.

No Brasil, quando uma pessoa está procurando uma oportunidade, ela possui diversos mecanismos, como as agências, portais na internet, anúncios diretos ou os headhunter (caça talentos).

No geral, todos eles ligam para o profissional quando gostam do currículo, sobretudo os caça talentos que se dedicam em encontrar uma preciosidade para as empresas.

No entanto, na Austrália, apesar de ter esses mesmos recursos é o interessado que deve correr mais atrás para pleitear uma vaga, ou seja, é preciso insistir bastante para conseguir a vaga em determinadas áreas.

Mas, a boa notícia é que o país possui uma certa organização com relação as oportunidades, pois existem agências dedicadas para cada área, isso facilita a vida do profissional que está em busca de uma oportunidade.

Os principais sites que oferecem empregos na Austrália são:

Ambos, abrangem vagas para diversas áreas, para profissionais que já validaram ou não o diploma de graduação.

Todavia, se você quer encontrar um emprego na Austrália na área da construção civil, os sites abaixo são de grande ajuda, pois eles são centralizados em oportunidades dessa área.

Para trabalhos temporários em diversas áreas, o profissional pode consultar os seguintes portais:

Outra ferramenta muito usada pelas empresas que estão buscando profissionais de forma direta, sem intermediação de agências ou headhunter é a rede social Linkedin. É interessante fazer um perfil bem elaborado e buscar empresas da área  para socializar. Essa ação pode render uma boa oportunidade profissional.

Como fazer o currículo australiano?

O grande segredo para se destacar em meio a concorrência sem dúvida nenhuma é o currículo bem elaborado, pois é  ele que vai representar a sua pessoa de forma resumida ao empregador.

Então, investir em um bom currículo,  escrita em inglês perfeita e detalhes de suas experiências pode ser decisivo para ser escolhido.

Um dos fatores avaliados pelos recrutadores é a brevidade do currículo, pois a maioria deles, não tem muito tempo para ler e avaliar. Calcula-se que os  profissionais dessas áreas levam menos de 2 minutos para fazer isso.

Ou seja, eles gostam de ler os resumos e segundo uma pesquisa da CareerBuilfer na Austrália, algumas palavras de ação que mostram a experiência e habilidade do profissional também chamam muito a atenção do recrutador.

De acordo com os especialistas, é preciso evitar colocar coisas redundantes no currículo, os recrutadores não gostam de ler palavras bonitas, mas sim de ação.

Portanto, evite termos clichês como:

  • Sou muito trabalhador
  • Dinâmico
  • Gosto de atuar em equipes
  • Proativo
  • Motivado

Aposte em resultados reais como:

  • Liderança
  • Aumento de receita
  • Alta produtividade
  • Consigo trazer resultados

Em suma, as empresas querem saber como você pode contribuir no seu ramo de atuação para fazer a diferença no mercado. Agora, veja as informações que devem ser colocadas no currículo:

  • É essencial ter um endereço e telefone australiano;
  • Coloque um pequeno resumo da sua carreira, qualificações e experiências que realmente tenham ligação com o cargo que você está se candidatando;
  • Liste suas experiências profissionais, sempre iniciando pelos empregos mais recentes;
  • Use bullet-points para descrever as atividades que você realizava na empresa;
  • Aponte os desafios encontrados e também a realizações feitas por você ou que ajudou a conquistar;
  • Descreva os cursos e instituições de ensino que frequentou;
  • Se tiver carta de referência, anexe ao currículo;
  • Use a ortografia do inglês oficial usado no dicionário australiano.

Não precisa colocar:

  • Religião, estado civil e idade;
  • Documentos pessoais;
  • Foto;
  • Carta de apresentação.

Caso não consiga elaborar o documento sozinho, peça ajuda, existem alguns profissionais que cobram um valor específico para redigir um currículo impecável.

Como se preparar para a entrevista?

Primeiramente, é preciso destacar que existem vagas para pessoas que não falam inglês, especialmente quando se trata de emprego na Austrália na área da construção. Por isso, é importante ficar atento as exigências da vaga antes de se candidatar.

Não chegue atrasado no local marcado, você já está sendo avaliado no quesito horário. As perguntas mais frequentes realizadas pelos recrutadores são:

1- Você pode me contar um pouco sobre você?

Aproveite para falar das suas qualificações e principalmente como você ganhou a experiência na área em que está procurando emprego.

2- O que você conhece da nossa empresa?

É nessa hora que você pode mencionar algum feito da empresa que está tentando entrar para trabalhar. Por isso, é importante fazer a lição de casa, se informe sobre a história e também dos trabalhos realizados. No site da companhia, geralmente, tem todas as informações.

3- Conhecimentos gerais do mercado

Esteja por dentro das atualizações do ramo, notícias e tendências. O recrutador pode perguntar algo a respeito.

4- Fale de suas experiências anteriores

Não conte uma longa história, resuma onde trabalhou, quais foram os principais desafios e feitos.

Eles podem pedir exemplos de como você já resolveu um problema de trabalho e quais foram os resultados dessa solução.

5- Como você pode adicionar mais valor para empresa?

Você pode dar exemplos de como ajudou a alavancar uma atividade em outra empresa que trabalhou. Sempre evidencie sua capacidade de fazer a diferença, mas mostre-se disposto também para aprender coisas novas.

6- Porque devemos contratar você?

Jamais diga que é a pessoa certa para a vaga. Reforce suas qualidades e o que você fez em outras experiências profissionais, aponte como isso irá trazer mais valor para a empresa.

7- Por que está saindo do Brasil?

A maioria dos recrutadores fazem essa pergunta. Não fale mal do País, aponte que você gostaria de ter novas experiências profissionais, aprender o idioma e outras coisas relacionadas ao conhecimento.

Acima, foram citadas as principais perguntas que podem ser feitas pelo recrutador, esteja preparado para responder o porquê escolheu a Austrália para trabalhar e viver. Além isso, outras perguntas como pontos fortes e fracos também podem ser feitas.

É preciso de visto para trabalhar na Austrália?

Para trabalhar na Austrália, é preciso ser um imigrante legal.

Certamente, o recrutador vai perguntar qual é o seu tipo de visto. Os brasileiros precisam de visto para viajar para a Austrália, entretanto, existem diversas modalidades como: visto de estudante, trabalho temporário, trabalho I e trabalho ll.

Para conseguir um emprego na Austrália na área da construção é preciso ter um visto de trabalho apropriado. Veja como eles funcionam:

Visto de trabalho temporário – Working Holiday: Só é concedido para quem possui passaporte europeu, geralmente para trabalhar no período de férias.

Visto de trabalho l – Work after Study: Esse é concedido para quem fez um curso na Austrália por pelo menos 2 anos, pode ser profissionalizante ou graduação. A duração desse visto é de 2 anos.

Visto de trabalho ll – Skilled Migrant Visa : Destinado para o estrangeiro que quer morar permanentemente no País, justamente para ocupar postos de trabalho cuja a mão de obra está em falta na Austrália. Portanto, se você está em busca de uma oportunidade na área da construção civil, esse é o seu tipo de visto. Nesse caso, o profissional pode ficar no País pelo tempo que quiser.

Para saber mais sobre vistos, procure o consulado da Austrália em São Paulo ou em Brasília. O site também traz muitas informações úteis.

Comente